Menu

Monte Roraima

Siga-nos...

Expedição em fevereiro de 2017

Com 8 dias e 5 noites no cume. Subida em 2 dias. 142km caminhados. Levamos nossa alimentação, nossas barracas e rádios. Contratamos guia e 4 porteadores, 1 de banho e 3 de apoio carregando 15kg cada. Equipamentos para cruzar o cânion da Proa: cordas, baudrier, freios, mosquetões, ascensores.

INÍCIOQUEMRELATOLOCAISEXPEDIÇÕES

Locais e pontos de interesse

1. Paraitepui, 1473m, comunidade indígena pemón. Início da trilha. Local onde pode-se contratar guias, porteadores e serviços diversos.

2. Acampamento Rio Tek, 1100m, pouco antes de atravessar o Rio e último local de comida e bebidas a venda.

3. Acampamento do Rio Kukenán, 1100m, opcional ao anterior, fica após atravessar os 2 rios.

4. Acampamento Base Militar, 1500m, próximo de ponto de água potável e mais simples, por isso chamado de militar.

5. Acampamento La Base, 1874m, localizado muito próximo a base da montanha e de um rio para banho. Tem mais espaços planos para muitas barracas.

6. La Rampa, caminho de subida para o cume. É o mesmo feito pelos primeiros exploradores ingleses em 1884.

7. El Paso de las Lagrimas, parte final da subida de La Rampa e fica sempre molhada devido a cachoeira que cai ali como uma leve chuva.

8. El Maverick ou El Carro, é uma formação rochosa que se assemelha ao antigo carro Ford Maverick de 1978.

9. Los Hoteles são espécies de cavernas ou grutas, ou mesmo pequenos parapeitos na rocha, onde é possível se montar acampamento e ficar mais protegido da chuva e do vento. Existem 12 no lado venezuelano (Arabopô, Arenal, Basílio, Bolívar, El Indio, Guacharo, Maverick, Principal, Sucre, São Francisco, Uno e Yakuzzi) e 2 no lado brasileiro para quem vai na Proa (Coati e Nuevo).

10. Las Ventanas, são os mirantes nas bordas do tepui e existem vários.

11. La Ventana al Kukenán é o mirante mais famoso e fica no extremo sul-oriental do tepui de onde é possível ver a face principal do Kukenán e suas cachoeiras.

12. Jacuzzis são pequenas piscinas ou poços de água cristalina com cristais de quartzo formados pelo escoamento das águas no cume.

13. Cueva de Los Guácharos é uma gruta profunda na parede sul do tepui onde habitava uma colonia de aves chamadas de Guácharos ou pássaro do petróleo (Steatomis Caripensis).

14. Cânion de Los Guácharos é um cânion de profundidade entre 50m e 100m com mirantes, para onde atualmente migraram as colônias dessa ave e podem observadas de longe.

15. Valles de los Cristales são pequenos vales onde os cristais de quartzo afloram à superfícies e existem vários deles espalhados pelo platô.

16. Punto Triple é o marco geográfico da tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana Essequiba (Zona em reclamação), onde existe um obelisco de referência.

17. El Foso é um fosso ou cratera criado pela erosão onde existe água represada e pode-se tomar banho com cuidado.

18. Lago Gladys é um pequeno lago no cume do Roraima cujo nome é em homenagem ao personagem do livro Mundo Perdido de Conan Doyle. A descida ao lago exige muito cuidado ou uso de cordas devido a sua altitude.

19. Cânion de La Proa é um cânion de profundidade em torno de 20 a 30 metros que é preciso passar para chegar na Proa.

20. La Proa é a extremidade mais ao norte do tepui, uma ponta estreita com a inscrição de Bienvenidos a la proa.

20. Mirador Grande de La Proa fica a direita da Proa sendo uma pedra arrojada para fora montanha com vista privilegiada da Gran Sabana e da floresta amazônica.

21. Mirador de la Punta de Piedra é uma ponta de pedra situada antes de se atravessar o cânion e permite fotos com uma vista panorâmica da Gran Savana sobre o abismo e com a cachoeira do rio Salamandra ao lado.

21. Los Laberintos é uma região extensa e isolada entre o hotel Coati e o Lago Gladys situada ao lado oeste do platô e composta de gigantescos monólitos de pedra formando um verdadeiro labirinto.

22. Ponto culminante do território brasileiro é o ponto que corresponde ao 7º local mais alto do Brasil, segundo o IBGE e fica numa montanha no caminho da Proa.

23. Valle del Arapobô é um vale extenso do rio Arapobô, coberto de plantas aquáticas.

24. Encuentro de las catedrales são enormes monólitos que se juntam lembrando catedrais.

25. La Tortuga é um monólito gigante com formato de tartaruga desafiando as leis da gravidade.

26. El pequeño elefante são erosões num rochedo que a distância lembra a forma de um filhote de elefante.

27. Los delfines são monólitos enormes de pedra dispostos como se fossem golfinhos gigantescos petrificados.

28. El alienígena são blocos de rocha enorme com uma erosão ruiniforme que lembra monstros alienígenas de um filme de ficção científica.

29. Animais e Plantas únicas do tepui, que existem em diversas locais, sendo as mais famosas as 2 espécies de minúsculas rãzinhas pretas e as 4 espécies de plantas carnívoras insetívoras.

30. Pequenas florestas de plantas carnívoras no caminho da Proa.

31. Restos de um helicóptero que caiu próximo da Proa.


Álbum das fotos da expedição Monte Roraima, até a Proa: https://www.flickr.com/gp/148695069@N02/1F05n7